Ferramentas Pessoais

WikiBrasil: conhecimento colaborativo em debate

WikiBrasil

O contexto atual da produção colaborativa de conhecimento e sua contribuição para a sociedade foram os eixos do debate WikiBrasil: Mutirão de Conhecimentos Livres, realizado ontem à noite no Centro Cultural São Paulo, com a presença de Jimmy Wales, idealizador e fundador da Wikipedia; além de professores, pesquisadores e pessoas ligadas de alguma forma à criação livre e compartilhamento de conhecimentos, que participaram como debatedores.

Os temas que nortearam a discussão foram levantados a partir de sugestões feitas pelos internautas por meio de uma plataforma wiki, nos dias que antecederam o evento. Na pauta da mesa, questões sobre os desafios e oportunidades da plataforma wiki e a sua contribuição para o desenvolvimento e a educação, entre outras.

Desafios e oportunidades
Jimmy Wales destacou que as plataformas wiki tendem a se desenvolver e se disseminar cada vez mais, com o crescente número de usuários da internet e de pessoas interessadas em compartilhar conteúdos. Sobre os desafios atuais a serem superados, Wales apontou a questão da censura, existente em diversos países, e das leis de direito-autoral que, segundo ele, muitas vezes são contrárias ao próprio desenvolvimento da web. “É preciso rever as leis para ajudar as pessoas a compartilhar”, disse, encontrando a mesma opinião entre a maioria dos debatedores. “O conhecimento quando é compartilhado se multiplica, ao contrário do que acontece com os bens materiais”, acrescentou o economista e professor da PUC-SP, Ladislau Dawbor.

Educação
O impacto da ferramenta wiki na educação e o inevitável embate entre o mundo acadêmico formal e o processo de produção e compartilhamento de conhecimento na internet foi um dos temas mais polêmicos do debate. O sociólogo e professor da USP, Gilson Schwartz, questionou a credibilidade dos conteúdos da Wikipédia e a validade de se obter informações pela rede.

"Esse processo é mesmo de aquisição de conhecimento ou é apenas de difusão de algo que não passa pelos critérios existentes na universidade, de uma avaliação e crítica? Por acaso é a mesma coisa ler um texto produzido por um físico especialista e um blogueiro Zé Mané?", disse, provocando vaias na platéia e respostas acaloradas entre os debatores.

Acalmando os ânimos, Wales respondeu que a explosão da aprendizagem informal, do compartilhamento de informações, não diminui o valor da educação formal. “Não se trata de atribuir o mesmo para o conhecimento de especialistas e leigos. Um físico pode contribuir de uma forma e a pessoa da comum, de outra. O conhecimento das universidades tem uma importância diferente de outros conhecimentos”, afirma.

“O conhecimento colaborativo não desvaloriza o ativo do conhecimento da academia. Ele possibilita a soma, e a soma do conhecimento de várias pessoas, organizado e sistematizado, tem um grande valor”, completou José Marcelo Zacchi, advogado e idealizador do site colaborativo Overmundo.

Desenvolvimento
Quanto à contribuição da plataforma wiki para o desenvolvimento sócio-econômico, Wales destacou a importância do acesso à informação e ao conhecimento como forma de promoção social, mas disse que gostaria que esse “conhecimento fosse cada vez mais criado por todos e não apenas ‘dado’ aos mais pobres pelos mais ricos”.

Nesse sentido, o professor Dowbor também destacou as possibilidades proporcionadas a partir do simples acesso à informação. “Pessoas isoladas nos rincões e periferias do país têm mesma inteligência que as outras pessoas e dar acesso à informação é democratizar o conhecimento. Dar acesso resolve coisas”, disse, citando o exemplo de projetos de construção de cisternas em comunidades do Nordeste do Brasil. “A gente subestima o que é não ter acesso ao conhecimento. Quem não tem direito ao conhecimento não chega nem mesmo a saber da existência de seus outros direitos como cidadão.”

WikiBrasil: conhecimento colaborativo em debate

Enviado por Manoel Paulo em 11/11/2008 16:29
Meu comentário é para elogiar o grande de debate ontem. Estive no Centro Cultural São Paulo e fiquei até o final para ouvir tudo. Não conheço muito do que foi discutido, mas foi o primeiro passo para entrar ainda mais nesse universo da colaboração.
Obrigado pela oportunidade.

WikiBrasil: conhecimento colaborativo em debate

Enviado por Gerson Penha em 11/11/2008 17:08
Parabéns pela promoção do debate e pela cobertura on-line, que possiblitou o acompanhamento da discussão para quem, como eu, não pôde estar presente.