Discussão:Relógio de pulso

From WikiBr
Jump to navigation Jump to search

Predefinição:Marca de projeto

Parcialidade

É extraordinária a diferença entre este artigo e os das outras wikipedias, pelo menos os que consultei. Além de carecer de contexto, começa com a frase altamente questionável "O relógio de pulso foi popularizado por Santos Dumont". Qual a credibilidade disto, e onde está escrito? - Darwin Alô? 06h29min de 15 de julho de 2009 (UTC)

É, dizem que o exército alemão já produzia relógios do tipo em massa para certos esquadrões de soldados. O que ocorreu, aparentemente, conforme registros citados em discussões wikipédicas sobre o assunto em outras paragens (idiomas) é que Cartier trouxe ao grande público um medelito que criou especialmente para ser exibido pelo então um dos mais famosíssimos dandis riquinhos, o inventor franco-brasileiro Santos-Dumont (que segundo sérias especulações acadêmicas, teria sido um homossexual frustrado, abafado, amordaçado, conforme era bem típico na sociedade de sua época). A página-capa da Wikipédia em português errou desta vez, mesmo que de fininho. Bepp (discussão) 23h43min de 17 de julho de 2009 (UTC)
Reescrevi o artigo de modo a tirar a controvérsia. Santos Dumont terá sido, na melhor das hipóteses, um dos primeiros homens a usar um relógio de pulso em público. O relógio de pulso em si tinha sido inventado quase 100 anos antes por Breguét. - Darwin Alô? 08h05min de 18 de julho de 2009 (UTC)