Universidade Pompeu Fabra

From WikiBr
Jump to navigation Jump to search
Universidade Pompeu Fabra
Universitat Pompeu Fabra
UPF
Fundação 18 de junho de 1990
Tipo de instituição pública
Localização Barcelona, Catalunha, Espanha
Reitor(a) Jaume Casals[1]
Página oficial http://www.upf.edu/
Logo Universitat Pompeu Fabra - Barcelona
Entrada da universidade

A Universidade Pompeu Fabra (nome oficial em catalão, Universitat Pompeu Fabra) é uma instituição de ensino superior pública catalã sediada em Barcelona, na Catalunha. Foi fundada em 18 de junho de 1990. Seu nome homenageia o eminente linguista catalão Pompeu Fabra. Possui nove faculdades e escolas universitárias espalhadas pela cidade, que oferecem cursos nas áreas de ciências sociais, humanidades, ciências da saúde e ciências exatas. Seus cursos de administração e economia encontram-se entre os mais prestigiados da Europa[2]. Segundo o ranking de 2010 da revista inglesa Times Higher Education, é a segunda melhor universidade espanhola[3].

Sua biblioteca El Dipòsit de les Aigües (traduzido do catalão, significa "O Depósito das Águas"), obra do arquiteto Josep Fontserè, é considerada de notável interesse pela revista Classical Library Buildings of the World. Foi construída entre 1874 e 1880 para servir de depósito de água para a fonte do Parque da Cidadela, que fica ao lado. Posteriormente, transformou-se em biblioteca, retendo, porém, o antigo nome.

Em 2010, a universidade recebeu a qualificação de "campus de excelência internacional", conferida pelos ministérios da educação e da ciência da Espanha[4].

Referências

Ligações externas

Ícone de esboço Este sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a WikiBr expandindo-o.
Ícone de esboço Este sobre Espanha é um esboço. Você pode ajudar a WikiBr expandindo-o.