Critérios de notoriedade

From WikiBr
Revision as of 14:41, 5 July 2021 by w>WikiSysop (Criou página com 'Os critérios de notoriedade são usados para definir quais biografias se enquadram nos requisitos mínimos de interesse público para que façam parte da plataforma. Ao contr...')
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search

Os critérios de notoriedade são usados para definir quais biografias se enquadram nos requisitos mínimos de interesse público para que façam parte da plataforma. Ao contrário da WikipédiaPT, nesta plataforma os critérios de notoriedade serão definidos de modo a não permitir nenhum nível de discricionariedade por parte de administradores e editores, exatamente para evitar que o critério ideológico dos participantes interfira na plataforma.

Relevância e interesse social

A relevância de uma pessoa biografada, assim como o interesse social do verbete não podem ser definidos pela opinião dos participantes da plataforma, assim, definidos os critérios de notoriedade, estes deverão ser respeitados indiferente do posicionamento político-ideológico dos editores e administradores da plataforma.

O que se pretende evitar é que o gosto pessoal ou o interesse financeiro dos administradores e editores motive a exclusão de verbetes, que é o que acontece atualmente na WikipédiaPT, deste modo, alguns exemplos são dados:

  • Fulano é cantor de Funk, mas o administrador Jeff não gosta de Funk, porém, como Fulano atingiu os critérios de notoriedade, não poderá ser excluído pelo administrador Jeff.
  • Bertano é youtuber, porém, de acordo com o julgo do administrador Edmond, youtubers não são relevantes e por isso não devem ter biografia na plataforma, porém, como Bertano atingiu os critérios de notoriedade, não pode ser excluído por Edmond
  • Esquerdoso é progressista, gosta de políticos de esquerda. Se atingiu os critérios de notoriedade não pode ser excluído por um administrador que tenha ideologia contrária.
  • Direitoso é liberal, gosta de políticos liberais. Se atingiu os critérios de notoriedade não pode ser excluído por um administrador de ideologia contrária.

Lógica de notoriedade

A lógica de notoriedade é do tipo “se critério =1, então participação =1”, logo, preenchendo qualquer um requisito de notoriedade, o verbete será válido e não poderá ser excluído.

Critérios

Os critérios abaixo são suficientes para caracterizar a notoriedade. Novos critérios vão surgir com o crescimento da plataforma. Ao criar o verbete, além de referência aos critérios de notoriedade, faça referências fidedignas a todos os argumentos e fatos trazidos.

Comunicadores e Influenciadores (qualquer um dos critérios)

1.     Perfil verificado em rede social (Youtube, Facebook, Instagram, Twitter).

2.     Rede social em próprio nome com mais de 100 mil seguidores, indiferente de verificação.

3.     Participar de quadro efetivo (ser claramente mencionado no veículo como parte da equipe) de veículo de comunicação que atenda os critérios 1 e 2

Acadêmicos

Trabalho acadêmico publicado em revista científica A1 ou A2

3 ou mais trabalhos acadêmicos publicados em revistas científicas B1 e B2

5 ou mais trabalhos acadêmicos publicados em revistas científicas B3, B4 e B5

Outros casos

Os critérios estão em construção e serão expandidos aos poucos. Na dúvida, considere se a pessoa ou instituição possui o nível de notoriedade de alguma forma análogo aos trazidos acima. Geralmente, pessoas que tenham publicado livros, instituições que trabalham com a difusão do conhecimento, influenciadores e demais produtores de informação de interesse púbico serão bem vindos na plataforma. Enquanto as regras não são completamente escritas, vamos evitar a exclusão de verbetes e biografia, a menos que se enquadrem nas condições acima e ainda não alcancem os números necessários.

Institucional e pessoal

Ao considerar os critérios, deve ser levada em conta a influência da pessoa ou da instituição. Se a rede social não está no nome da pessoa, não pode ser usada como critério para conferir notoriedade à pessoa, a menos que as duas coisas se confundam. Exemplo:

O canal Youtube Critica Brasil é o Aquias Santarém, logo, confere notoriedade.

O canal do Youtube “Canal do otário” é notório, mas não transfere notoriedade ao seu dono.